Idioma    

HISTÓRIA DO GRUPO

HISTÓRIA DO GRUPO

Nossa Jornada

Conheça um pouco sobre a História do Grupo José Alves.

Do início modesto até o atual Grupo Empresarial formado por dez empresas, o caminho de sucesso foi traçado a passos lentos, mas certeiros. Do anonimato para se posicionar entre os principais Grupos Empresariais de Goiás, que em 2014 superou o faturamento anual de R$ 1 bilhão, o Grupo chega à terceira geração, adotando gestão profissional com uma sucessão familiar planejada, como forma de garantir uma administração transparente para a sucessão nas empresas. Bem ao estilo que pretendia o fundador, José Alves.

A história do grupo tem início na década de 60 numa cidade do interior brasileiro que despontava como pólo logístico e atacadista do Triângulo Mineiro: Uberlândia. A economia brasileira passava por transformações, com o crescente processo da industrialização e da urbanização. Iniciava-se um Brasil de oportunidades. Foi neste período que o empreendedor goiano José Alves (Seu Nendo) inaugurou, em 2 de outubro de 1962, as Casas Alô Brasil, origem do Grupo José Alves.

A rede atacadista Casas Alô Brasil abriu filiais em Uberlândia, Goiânia, Anápolis, Ribeirão Preto e São Paulo. Em apenas 5 anos, a Casas Alô Brasil alcançava a liderança do mercado nacional e se tornor o maior atacadista do País e um dos maiores da América Latina.

As Casas Alô Brasil, realizavam o maior volume de vendas de secos e molhados no País e, por isso, foi a primeira empresa privada autorizada a operar na Rodovia expansionista Transamazônica, onde até então, somente o Exército Brasileiro tinha acesso.

Em 1969 com seu tino comercial aguçado Seu Nendo valeu-se de uma estratégia incomum na época: abriu um segunda marca, Casas Uberlândia, que operava nos mesmos moldes das Casas Alô Brasil.

Em 1973 expandiu as atividades para o varejo, Seu Nendo inaugurou a primeira loja de auto-atendimento na cidade de Uberlândia: Supermercados Alô Brasil. Uma loja moderna com letreiros em neon e fachada de vidro. Foi um prolongamento da experiência na atividade atacadista.

No segmento supermercadista o Grupo também foi pioneiro em colocar nas prateleiras produtos com marca própria, como arroz, feijão, óleo, farinha, azeitona e uma série de outros produtos que levavam a marca Alô Brasil.

Por outro lado, Seu Nendo começou a perceber que mesmo sendo o maior comprador de determinados produtos eles eram vendidos por um preço menor em pequenos comércios denominados de balcão, já que dispensavam a necessidade de entrega da mercadoria. O espírito empreendedor falou mais alto: inaugurou em 1974 em Goiânia o atacado de balcão batizado de Boca Quente. Nos anos seguintes abriram filiais em Uberlândia, Maringá, São Paulo e Anápolis,

Em 1972 expandiu as atividades para o varejo, Seu Nendo inaugurou a primeira loja de auto-atendimento na cidade de Uberlândia: Supermercados Alô Brasil. Uma loja moderna com letreiros em neon e fachada de vidro. Foi um prolongamento da atividade atacadista.

No segmento supermercadista o Grupo também foi pioneiro em colocar nas prateleiras produtos com marca própria, como arroz, feijão, óleo, farinha, azeitona e uma série de outros produtos que levavam a marca Alô Brasil.

Todo esse conglomerado de empresas exigia que Seu Nendo percorresse várias localidades para acompanhar a rotina nas empresas. Em apenas 14 anos, os negócios compreendiam vários segmentos, com predominância dos setores atacadista e supermercadista.

Esta história de sucesso foi interrompida precocemente em setembro de 1976, quando Seu Nendo sofreu grave acidente de automóvel em Goiás, vindo a falecer dois meses depois, aos 53 anos. De carroceiro a fretista, passando pela administração de armazéns até chegar ao ramo supermercadista. Ele deixou um sólido Grupo Familiar, tendo como valores básicos a humildade, honestidade, determinação, trabalho duro e a excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas suas empresas.

A matriarca da família, Maria Dilda Alves, a Dona Lia, assumiu um papel decisivo na condução e continuidade dos negócios na sucessão do Grupo Familiar. Iniciava-se uma nova fase para o Grupo, com a expansão e uma nova fase de diversificação dos negócios.

Dos setores tradicionais, atacado e supermercado, se somaram os de veículos, comunicação, pecuária, mineração, madeireira, entre outros. O Grupo estava presente em todos os Estados brasileiros e na década de 80 era considerado uma das maiores organizações empresariais do País, com 3,8 mil colaboradores.

Foi nesta fase que o Grupo entrou no ramo de bebidas ao instalar em 1987, a franquia da Coca-Cola Company, na Região Central do Brasil.

Em fevereiro de 1988, era inaugurada no municipio de Trindade, Goiás, a planta industrial da Refrescos Bandeirantes, fabricante dos produtos da Coca-Cola Brasil, atendendo para 253 municipios dos Estados de Goiás e Tocantins.

O Brasil passou pelo processo de redemocratização nos anos 80 e por diversas tentativas para alcançar o equilíbrio econômico. Foram anos de sucessivos planos econômicos mal-sucedidos, numa das fases mais conturbadas para a economia brasileira. Essas consecutivas crises exigiram do Grupo José Alves ampla reorganização de suas empresas e negócios.

Em 1993 depois de promover as mudanças em sua estrutura societária, o Grupo passou a ser comandado por José Alves Filho.

Seguindo o exemplo do pai, José Alves Filho começou cedo a trabalhar nos negócios da família passando por diversas posições nas empresas do Grupo. Com a experiência prática e a formação em Administração de Empresas, José Alves Filho inicia a reconstrução do patrimônio do Grupo. Alguns negócios cederam lugar para outros, mais oportunos e adequados às pretensões e vocações da família Alves e Faria. Tem início a era da gestão profissional no Grupo José Alves, com a inclusão de conceitos modernos como Governança Familiar e Governança Corporativa.

O Grupo José Alves passou, então, a investir em novos negócios estratégicos. Em janeiro de 19967 foi inaugurada a Rembal Embalagens que supre a Refrescos Bandeirantes e o mercado regional com garrafas descartáveis PET. A Rembal agilizou a produção dos produtos Coca-Cola, garantiu maior autonomia e menor volume dos estoques de garrafas para a Refrescos Bandeirantes.

O processo de verticalização do Grupo José Alves continuou com a abertura da Acqua LiaRebica em 1999, empresa envasadora dase águas minerais naturais Acqua Lia e Paolal em Anápolis, (GoiásO).

Consolidado sua atuação no mercado de bebidas e de embalagens, o Grupo inicia, a partir de 2000, a fase horizontal de suas atividades no novo milênio. Em agosto de 2000, diversificando os seus negócios através da entrada nos segmentos de educação, tecnologia da informação, rastreamento e monitoramento, locação de veículos e imobiliário., inaugura as Faculdades Alves Faria (ALFA) com o objetivo de formar executivos de alto desempenho para os desafios deste novo mercado.

Os negócios mais recentes do Grupo são voltados para a área de tecnologia e no know how adquirido nos 52 anos de distribuição e logística. Em 2006 inaugurou a 3T Systems, empresa especializada em monitoramento e rastreamento de veículos com sede em São Paulo (SP). No ano seguinte investiu no segmento de Tecnologia da Informação com a abertura da Red&White em Goiânia, São Paulo e Recife.

A Atlanta Locação de veículos entra em operação em 2008 e atua em todo território nacional. O serviço conta com carros, peruas, utilitários e equipamentos de movimentação de cargas.

A profissionalização do Grupo José Alves e a necessidade de gerenciamento dos seus ativos imobiliários fez com o Grupo iniciasse em 2009 a NL Negócios Imobiliários com uma carteira de 450 mil m2. de área total e foco no mercado corporativo.

Através de toda a sua história e trajetória de sucesso, mesmo enfrentando situações e momentos economicos adversos ao longo de toda a sua história, oO Grupo José Alves sempre teve em seu DNA umatem forte característica deno empreendedorismo e busca sempre , buscando sempre ampliar não só os produtos e serviços que já oferece, mas também ultrapassar fronteiras e criar oportunidades em novos segmentos dentro sempre baseando-se do conceito dena honestidademeritocracia, transparência, e da excelência e ética em seus negóciosqualidade.

Para garantir este história de sucesso para as futuras gerações, desde o final da década de 90, o president executive do Grupo, José Alves Filho, em conjunto com os acionistas, implantou um forte modelo de Governança Corporativa e Familiar, buscando adotar as melhores e mais atualizadas práticas de gestão de negócios e pessoas, contemplando Conselho de Administração, Conselho de Família, Auditoria Independente para todas as empresas e regras rígidas e claras para entrada e saída dos sucessores dos acionistas como executivos das empresas do Grupo José Alves.

Através de um modelo de gestão profissionalizada baseado na meritocriacia, mas não esquecendo dos fortes valores familiares, os quais possibilitaram ao Grupo ultrapassar a barreira de meio século de história de sucesso, o Grupo José Alves tem a certeza esta no caminho correto para ultrapassar séculos e continuar entregando produtos e serviços de alto valor agregado para o mercado consumidor onde se faz presente.

É um Grupo familiar, tendo como valores básicos a humildade, idoneidade, determinação, trabalho duro e a excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas suas empresas. Já em sua terceira geração, o Grupo adota uma gestão profissional com a sucessão familiar planejada. Implantou o sistema de Governança Corporativa, que mantém os Acionistas em contato direto com os negócios tomando as decisões estratégicas garantindo uma administração transparente e preparando os membros da família para a sucessão nas empresas.