Idioma    

Governança Familiar

Governança Familiar

Governança Familiar

Visão e Projetos

 

O Conselho de Família do Grupo José Alves foi criado em 1998 para coordenar, alinhar e inserir os acionistas e familiares em nosso propósito de transmitir e perpetuar a União e os Valores de Família, em concordância com nossa visão e desejo de perenidade de nosso patrimônio.
Ao longo desses anos, foram criados dentro da Governança Familiar, os Programas de Fidelização, com o propósito de assegurar o comprometimento em manter a  longevidade no âmbito familiar e empresarial.

São disponibilizados aos acionistas e seus familiares em todas as gerações presentes e futuras:

Assistência médica e odontológica
Acionistas e seus familiares, descendentes diretos e cônjuges tem assegurados planos de cobertura na área de saúde e odontologia.

Fundo de Apoio à Qualidade de Ensino (FPAQE)
Plano de custeio educacional que propicia o reembolso parcial ou total dos gastos com instituições de ensino.Tem como objetivo o incentivo à formação acadêmica com excelencia desde o Ensino Fundamental até cursos e pós graduações de todos os familiares beneficiados.

Complementação salarial para estagiários ou trainees
Familiares e seus descendentes estagiando em outras empresas tem incentivo de complementação salarial, valorizando o crescimento profissional através de experiências em outras empresas.

Projeto de carreira e sucessão
Disponibilizado coaching pessoal para desenvolver e definir o perfil psicológico e profissional dos membros das novas gerações.

Projeto de Coaching Profissional
implantado visando a adequação profissional no mercado de trabalho, promovendo o aperfeiçoamento emocional, psicológico e de relacionamento dentro do ambiente de trabalho e da família.

Curso de Formação para Futuros Conselheiros
Em curso de 180 horas, criado especialmente para os membros da atual terceira geração da Família José Alves, os descendentes diretos tem módulos de aulas relacionadas às matérias inerentes ao bom desempenho e conhecimento das empresas, capacitando-os a serem Conselheiros de Administração do Grupo José Alves.

Palestras, seminários e cursos nas áreas de Governança Familiar, Governança Corporativa e áreas concomitantes aos expertises de nosso Grupo
Durante todo o calendário anual os membros da família são convidados a participarem dessas atividades, com palestrantes reconhecidos internacionalmente e cursos de qualidade.

Conselho de Administração Junior
Fórum remunerado, mensal, em que a terceira geração se reúne para analisar relatórios e resultados das empresas do Grupo, visando o maior conhecimento e envolvimento com as mesmas, assim como inserir a prática de relacionamento formal e profissional entre irmãos e primos.

Programa de Desenvolvimento para os descendentes diretos que se qualificarem como executivos nas empresas do Grupo
Preenchendo todos os quesitos necessários para atuar como executivos , passam por coaching de aderência às qualificações do Grupo e participam do programa “Job Rotation”, sob supervisão do Conselho de Administração e mentoring por ele indicado, com duração de três anos.

A Governança Familiar objetiva garantir a longevidade do Grupo José Alves, bem como assegurar o espírito empreendedor e os Valores da Família nas gerações futuras. Tem regras claras em relação à propriedade e à gestão do patrimônio do Grupo, de forma responsável e coerente com o passado, o presente e foco no futuro. Dessa forma, foram criados:

  • Assembleia de Família, onde são definidas as principais diretrizes da Família, acompanhando os resultados das empresas;
  •  Conselho de Família, responsável pelas atividades que asseguram a harmonia familiar do Grupo, de seus membros e de cada tronco familiar;
  •  Consórcio de Primos, que congrega os sucessores, para que as próximas gerações tenham um relacionamento harmônico, assimilando os Valores de Família e do Grupo Empresarial.
  •  Conselho de Administração Júnior, que desenvolve e estimula a capacitação dos herdeiros como futuros executivos das empresas e do Grupo. Acompanha a rotina dos negócios e seus resultados.

Missão do Conselho de Família

  •  Promover a união e a harmonia familiar;
  •  Transmitir os Valores da Família para todas as gerações;
  •  Promover a comunicação e informação entre os familiares;
  •  Integrar Família e Empresa;
  •  Promover ações de contribuição para a comunidade;
  •  Motivar os descendentes para se capacitarem e trabalharem nas empresas.
  •  Desenvolver a formação academica e profissional dos membros da Família”