A entrada do Grupo José Alves (GJA), no setor da indústria farmacêutica, não foi por acaso. Isso fazia parte dos projetos e estratégias da família Alves Faria. Portanto, a VITAMEDIC é a concretização de um sonho, que teve início em 1998, quando o Grupo registrou a marca ALFA Chemical com  o objetivo de atuar na produção e distribuição de medicamentos no Brasil.

Houve uma primeira oportunidade, no final dos anos 1990, que não se concretizou. Naquela época, o grupo empresarial já tinha decidido migrar dos setores de comércio, atacado e varejo para o setor de indústrias. Em 2015, surgiu a segunda oportunidade de iniciar no setor farmacêutico, com a aquisição da Vitapan. Tornando-a mais nova empresa do GJA.

Mudou-se o nome de Vitapan para VITAMEDIC e o reposicionamento. Houve ainda a ampliação do portfólio de produtos, a remodelagem das embalagens, o alinhamento com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O plano de sete fases teve início com a construção do Centro de Recebimento e Distribuição, destinado à recepção e armazenagem de matéria-prima e insumos para a produção de medicamentos.

A capacidade produtiva da VITAMEDIC em 2019 era de 80 milhões de comprimidos mensais, e com a ampliação, está em 408,8 milhões (2023), um crescimento superior a 445%, sempre buscando oferecer segurança fabril e qualidade aos consumidores respeitando os mais rigorosos níveis de qualidade.

Na busca diária pela concretização do sonho em ser referência nacional na produção e comercialização de medicamentos, atualmente está presente em 82.573 mil pontos de vendas. No ranking Top 100, a VITAMEDIC está na 19ª posição, sendo que há seis anos estava na 58ª, conforme auditoria da Close Up Internacional, que faz o ranqueamento das empresas do setor.

Expansão com humanização

A VITAMEDIC  desde a sua aquisição pelo GJA, tem se destacado quando se fala em capital Humano e empregabilidade. Na contramão da economia e do desemprego, a empresa vem crescendo ano a ano em número de postos de trabalho oferecidos. O aumento no quadro de funcionários faz parte da estratégia do GJA para que suporte a expansão da fábrica.

Foram investidos também milhares de horas em treinamento dos seus colaboradores e investimentos em pesquisas e desenvolvimento (P&D). Nos últimos sete anos, também foram investidos mais de R$560 milhões na ampliação, modernização e implantação do moderno parque tecnológico da VITAMEDIC. Quando forem concluídos os investimentos na ampliação e modernização da indústria e todas as etapas necessárias para atingir a capacidade de produção, a meta da VITAMEDIC é alcançar o mercado internacional, exportando os seus produtos para a Ásia, África e América Latina. 

assista ao vídeo